VENHA VIVENCIAR A HISTÓRIA VIVA DO REI DO PAGODE.
Aberto de terça a domingo
Das 10h às 18h
Centro Max Feffer,
Pardinho (SP)
ENTRADA GRATUITA


• “Morre um homem, fica a fama e minha fama dá trabalho…” • “Tendo amor e saúde da vida eu não reclamo, amo a vida que levo, e levo a vida que amo!” • “Amigo que não presta, faca que não corta. Se eu perder pouco me importa” • “Chora, Viola” • “A maldade é grande. Deus é maior.”• “Morre um homem, fica a fama e minha fama dá trabalho…” • “Tendo amor e saúde da vida eu não reclamo, amo a vida que levo, e levo a vida que amo!” • “Amigo que não presta, faca que não corta. Se eu perder pouco me importa” • “Chora, Viola” • “A maldade é grande. Deus é maior.”

O museu
O Museu Tião Carreiro é um espaço dedicado à preservação da memória e do legado de um dos maiores nomes da música caipira. Localizado no Centro Max Feffer, em Pardinho (SP), e gerido pelo Instituto Jatobás, o museu abriga um rico acervo de objetos, fotos e registros que contam a trajetória de Tião Carreiro, desde suas origens até sua consagração como o Rei do Pagode.
Todas as peças foram doadas por Dona Nair, Alex Marli e Renan, esposa, filha e neto de Tião Carreiro, à Prefeitura de Pardinho, graças ao esforço do querido e saudoso Chico Almeida, Cofundador da Casa Dos Caipiras, Chico foi um importante fomentador do patrimônio imaterial da região de Pardinho , contribuindo para o resgate, a valorização e a manutenção da Cultura Raiz Caipira.

Com a palavra, nossa curadora
Bem-vindo/a ao Museu Tião Carreiro!
Aqui no coração da Cuesta Paulista, temos a honrosa missão de preservar a história de Tião Carreiro, ícone da música caipira e do sertanejo raiz. Não à toa Pardinho, com suas tradições culturais e simplicidade, foi a cidade escolhida pela família do mestre violeiro para abrigar este precioso acervo, que seguimos cuidando com dedicação e carinho. Celebramos aqui o legado de Tião Carreiro, cuja voz e músicas continuam a encantar
gerações, traduzindo a essência da cultura caipira e um autêntico estilo de vida. Nosso acervo inclui objetos pessoais, histórias e registros que mantêm viva a memória do Rei do Pagode. Venha se emocionar e descobrir toda a potência e magia da música de Tião Carreiro!
Karoline Violeira, Curadora do Museu Tião Carreiro

Tião Carreiro
Ele é um grande músico brasileiro: o violeiro Tião Carreiro.
José Dias Nunes era mineiro, nascido na região de Montes Claros. Quando criança morava na roça, numa casa de palhoça, tinha pilão, fogão a lenha, no quintal, galinha choca e trabalho o dia inteiro.
Ainda pequeno, saiu de MG e foi pro estado de São Paulo, com o tempo, foi morar na “capitar” com família, mala, cuia e um sonho no “borná”: ser cantador!!
Desde cedo musical, até sanfona já tocou.
Logo, o destino encontrou o sonho e o amor desabrochou…Conheceu a viola, instrumento de seu pai, toda vez que ele tocava,
o povo dizia: – Toca mais!
E tocando ele foi.Cantou em rádio, televisão, gravou dezenas de álbuns e vendeu milhões, o Brasil todo viajou.
Cantou samba, bolero, romântica, cururú, cateretê…
Procê vê ver como era bom o cantador!
Tião foi pai, marido, amigo e camarada
Fez dupla com bons cantadores, em palcos, gravações e pelas estradas.
Inventou e é rei do ritmo “Pagode de viola”.
Ritmo dançante, parece uma festa e até agora tem gente que chora na hora que ouve.
São lágrimas de alegria de quem até hoje em dia preserva essa valiosa história e sabe que a glória do artista é estar com o povo, cantando de novo e de novo as moda tão querida!
Salve Tião Carreiro!!
Por Arnaldo Silva, Coordenador do Núcleo Educativo do Museu Tião Carreiro
Queridinhos do acervo
Núcleo educativo
Faça o download:

Pensando em tornar ainda mais rica e significativa a experiência das crianças e jovens que visitam o Museu Tião Carreiro, nosso Núcleo Educativo preparou um material pensado especialmente para educadores e educadoras que desejam, através dos “causos” e histórias aqui reunidos, ampliar o entendimento sobre Tião Carreiro – um mestre da música de raiz e ícone da nossa cultura caipira.
Neste material, você também encontrará sugestões de atividades pedagógicas que podem inspirar práticas dentro e fora da sala de aula, conectando música, arte e cultura com diferentes áreas do conhecimento.
