Aprender

BTG Pactual abre inscrições para programa gratuito de capacitação de ONGs e OSCs

As 10 instituições selecionadas receberão 100 horas de qualificação, além de workshops e mentoria com profissionais experientes do terceiro setor

O banco de investimentos BTG Pactual abre nesta segunda-feira, 18, inscrições para uma nova rodada do BTG Soma. O programa gratuito, lançado em agosto de 2020, é voltado para a profissionalização e aceleração de ONGs e OSCs.

Com o objetivo de contribuir com a performance e profissionalismo do terceiro setor, a iniciativa visa oferecer às organizações apoio para que elas se desenvolvam de forma sustentável, com acesso a networking e capacitação para seu crescimento e manutenção de suas ações, por meio de workshops, aulas e mentorias. O projeto conta com a consultoria da Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID Brasil).     

Já participam do programa seis ONGs parceiras do banco como Ballet de Paraisópolis, PROA, Instituto Tiago Camilo, Instituto DOM, Moinho Cultural e Mano Down. Neste ano, quando acontece a segunda rodada, serão escolhidas 10 instituições.   

“A partir da nossa experiência com a primeira rodada do projeto, com ONGs e OSCs parceiras do banco, pudemos entender quais são os maiores desafios e carências dessas instituições e conseguimos aprimorar o nosso programa de profissionalização. Agora, estamos abrindo a oportunidade para que organizações de todo o Brasil possam participar. Trata-se de uma contribuição valiosa para a profissionalização ainda maior do terceiro setor”, diz Martha Leonardis, sócia e head de responsabilidade social e eventos do BTG Pactual.  

Requisitos

Para participar da seleção, as instituições precisam atender a alguns pré-requisitos, como: 

  • Ser uma organização sem fins lucrativos (OSCIP, OS, ONG, instituto, fundação, ou qualquer tipo de organização social);
  • Ter tempo de existência formal de no mínimo três anos;
  • Receita anual mínima de R$ 300 mil;
  • Disponibilidade da alta liderança para as atividades;
  • Ter uma equipe fixa e remunerada e não estar atrelada a outro programa de aceleração ou desenvolvimento de gestão no mesmo período da realização do programa.

Também é imprescindível que as organizações tenham ligação e contribuam com os pilares de atuação social como empreendedorismo, educação e meio ambiente. 

A escolha das instituições será feita por meio de um comitê social, que, junto com a Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID Brasil) e a área de responsabilidade social, realizam uma análise para definição das organizações escolhidas.  

Entenda o programa

O projeto gratuito buscará por instituições que possuam um impacto social significativo em sua região de atuação e que precisem de apoio profissional e estrutural para ampliar o alcance de suas atividades. 

As 10 organizações selecionadas para o BTG Soma receberão 100 horas de capacitação liderada em sua grande maioria por profissionais com experiência na realidade do terceiro setor, além de workshops e mentorias com colaboradores e sócios do BTG Pactual.

Na jornada de capacitação serão abordados conceitos aplicáveis em marketing, planejamento estratégico, modelos de negócio, finanças, avaliação de impacto, propostas de expansão e captação de recursos. 

Cada uma das organizações contará com quatro mentores. Todo o programa e acompanhamento terá duração de aproximadamente 12 meses.    

Inscrições

As inscrições para o BTG Soma podem ser feitas no SITE entre os dias 18 de janeiro e 4 de fevereiro de 2021. 

 

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Posts relacionados

Skip to content