desenvolvimento territorial

Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade lança novo site; atrações culturais estão disponíveis online

Plataforma digital gratuita contém apresentação de circo, aulas, oficinas e shows promovidos pelo centro cultural

O Centro Max Feffer acaba de lançar seu novo site. A plataforma surgiu como alternativa para disponibilizar atrações artísticas e conteúdos online durante o isolamento social.

“Em maio, o centro cultural foi fechado por conta da pandemia do coronavírus mas a gente precisava continuar atendendo à comunidade. Então, pensamos que as aulas dos cursos regulares e eventos deveriam  ser online. Mas para isso, a gente precisava de uma estrutura virtual que comportasse toda a programação”, explica Sérgio Vieira, gestor de projetos culturais do Centro Max Feffer.

Centro Max Feffer abre inscrições para projetos culturais que irão compor programação presencial e online

Artistas e empreendedores criativos comentam suas experiências com o edital Max Quarentena

Inspirado no “CulturaEmCasa”, que é uma plataforma de vídeos culturais gratuita criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o site do Centro Max Feffer tem proposta parecida. A ideia é que não apenas conteúdos culturais regionais estejam disponíveis na ferramenta mas que outras atrações, sobre bem-estar e saúde, também sejam contempladas de maneira digital.

Edital Max Quarentena

Paralelo ao planejamento e desenvolvimento do novo site, o Centro de Cultura trabalhou no edital Max Quarentena. O objetivo era contratação de artistas para comporem a programação por meio de conteúdos online. Ou seja, mesmo em um momento de pandemia, as atrações seriam realizadas e transmitidas diretamente da casa dos profissionais.

“O Max Quarentena tinha como objetivo contratar artistas e empreendedores que, em sua maioria, tiveram seus contratos cancelados. Era uma oportunidade de geração de renda  e, por outro lado, já começaríamos a disponibilizar conteúdo na nova plataforma.

Oficina de capacitação

Com o edital divulgado e o site sendo criado, oficinas de capacitação foram realizadas. A ideia era que apoiar os artistas na produção de seus conteúdos, que iam de um tradicional show a uma aula de artesanato, para atingir boa qualidade dos materiais.

“A maior dificuldade foi com a familiaridade, o saber fazer a produção em uma versão digital. Muitos estavam acostumados a fazer trabalho presencial, então como eu transformo isso em uma vídeo aula, em uma oficina online?”, questiona Vieira. As capacitações abordaram como desenvolver conteúdo online, utilização de equipamentos, como celulares e gravadores, técnicas de iluminação e realização de transmissões ao vivo.

Novo site do Centro Max Feffer

A ideia deu tão certo que mesmo quando o Centro voltar às suas atividades normais, a programação online será mantida.Os conteúdos digitais do novo site do Centro Max Feffer são divididos em basicamente cinco grandes blocos, entre eles o “Cultura Raiz”, que inclui conteúdos e atrações que valorizam a identidade regional e a cultura raiz.

Em “Arte”, o público pode encontrar diversos materiais artísticos, como aulas de hip-hop online, vídeos de artes plásticas, fotografia e teatro. Já na área de “Shows”,  as lives shows de pop-rock, samba e outros gêneros musicais também foram disponibilizados no site.

Na categoria “Bem-Estar”, vídeos sobre yoga, alimentação saudável, terapias, autocuidado e todo universo da saúde mental e física estão liberados.

Por fim, em “Biblioteca Viva”, são encontrados conteúdos que englobam a contação de histórias, que incentivam a leitura, abordam a literatura de cordel e muito mais.

Agenda

No novo site do Centro Max Feffer, o público também poderá encontrar a agenda completa de shows, peças de teatro, aulas, exposições, etc. Lá, é possível encontrar informações sobre o evento, a data horário e até reservar um espaço no seu calendário online.

O site ainda conta com uma área destinada às Notícias em geral e um espaço especial para divulgação de projetos e possibilidades de apoio e  parcerias e prestação de contas.

Siga o Centro Max Feffer nas redes sociais

Facebook: facebook.com/centromaxfeffer

Instagram: instagram.com/centromaxfeffer/

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Posts relacionados

Skip to content