Centro Max Feffer

Espaço de cultura e sustentabilidade

O Centro Max Feffer, carinhosamente chamado de “Max” pela comunidade, é um marco cultural e arquitetônico em Pardinho, na Cuesta Paulista. Inaugurado em 2008 pelo Instituto Jatobás, o centro tem como missão promover a cultura raiz, as artes e o bem-estar na região.

Erguido em uma praça pública cedida pela Prefeitura Municipal de Pardinho, o Max chama a atenção já por sua construção, ao incorporar técnicas sustentáveis de construção, destacando-se por sua cobertura de bambu. Projetado pela arquiteta Leiko Motomura, o edifício é reconhecido internacionalmente como exemplo de sustentabilidade, tendo recebido a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) do United States Green Building Council e menção honrosa na 8ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, em 2009.

Além disso, o centro oferece uma programação cultural diversificada, com cursos livres, shows, feiras, encontros e oficinas. Tudo gratuitamente. O Max também abriga a Biblioteca Pública de Pardinho, hoje conhecida como Biblioteca Viva, e promove, através de inúmeras parcerias, o fortalecimento do turismo e do empreendedorismo locais.