A cultura local é foco em três negócios selecionados no Realiza Cuesta:  Garage, anDanças e Arte em Prática.

Seja oferecendo espaços para realização de espetáculos de música, dança e teatro, ou na oferta de serviços para o desenvolvimento de projetos culturais, as três iniciativas  atuam no fomento da geração de  emprego e renda para artistas independentes, impulsionando ainda mais o protagonismo da Economia Criativa na Cuesta Paulista.

Garage

paulovitor garage

O espaço Garage, idealizado pelo produtor cultural  Paulo Matias, nasceu em 2018 como um novo conceito de espaço de cultura alternativa e independente em Botucatu – SP. Inspirado em modelos espalhados pelo mundo, o espaço tem objetivo de atender às demandas culturais da região, oferecendo uma programação diversificada com eventos gastronômicos, artísticos e sociais.

“Estar participando do programa [Realiza Cuesta] é muito interessante, porque me permite conhecer novas pessoas e criar novas possibilidades de trabalho. Dessa experiência vão surgir ótimos frutos para desenvolvermos juntos”, explica Paulo. 

Por acreditar no poder das artes e da cultura para o desenvolvimento socioeconômico, o idealizador do espaço espera que ele contribua para a valorização dos artistas locais, por meio de formação e oportunidades que tragam geração de renda.

anDançasrodrigocardoso

A anDanças é uma produtora de eventos culturais de Botucatu-SP, idealizada pelo  professor de yoga e estudante de educação somática, Rodrigo Cardoso, em 2019.  O empreendedor atua  de forma independente, mas conta com o apoio de muitos parceiros para realizar produções em formato online e presencial, tendo um papel importante de articulação no setor cultural da região da Cuesta Paulista. 

“Estou amando o Realiza Cuesta, superou as expectativas das metodologias de ensino e estou fazendo novas amizades. Estou feliz por estar participando do programa”, conta Rodrigo.

Rodrigo acredita que a dança ativa a sensibilidade das pessoas diminuindo a ansiedade e os sentimentos negativos, proporcionando bem-estar físico, mental e espiritual. Por isso,   em seus eventos se compromete em oferecer um ambiente seguro para a troca de cuidado e acolhimento.

Arte em Práticapoli e gabriela

A Arte em Prática é uma assessoria para artistas independentes que querem se organizar de forma profissional, idealizada pelas advogadas e artistas Poli Brasil e a Gabriela Constâncio, de Botucatu-SP.

A iniciativa apoia os artistas desde o desenvolvimento do projeto até a prestação de contas, oferecendo assessoria para que estes profissionais acessem recursos públicos e privados via editais e leis de incentivo.

“A experiência tem sido muito boa. A troca com certeza vai agregar muito, temos muitas expectativas. No primeiro dia já entendemos que precisávamos desacelerar para  conseguir seguir com os nossos objetivos”, diz Poli Brasil.

A Arte Em Prática tem o propósito de possibilitar que os artistas vivam da sua arte de forma digna e ainda se propõe a compartilhar conhecimentos técnicos que aumentam a qualidade dos serviços culturais oferecidos na região da Cuesta Paulista.

Deixe um comentário

Skip to content