Edital Divergente

Edital lançado em 2017 para apoiar e incentivar grupos de pessoas que se sentiam impotentes diante da realidade e queriam resolver problemas sociais complexos, por meio da inovação social. Ao todo foram apoiados 23 coletivos, que passaram por jornadas de capacitação, com base na metodologia do Design Thinking.

Ao final, foi realizada a “Feira de Projetos”, um espaço para trocas, apresentação dos resultados dos processos dos grupos, celebração e muita conexão. Estavam presentes 60 pessoas, dentre coletivos, organizações, financiadores, pessoas que trabalham e vivem com foco no impacto social.

“Aprendemos a empatizar para qualquer decisão do Ateliê. Por exemplo, fazemos uma roda de justiça restaurativa comunitária, mas os temas sempre foram propostos a partir do que nós acreditávamos que seria relevante na vida das mulheres. E a partir do processo do Instituto Jatobás, começamos a empatizar até na hora de definir o tema. E esse foi um dos maiores aprendizados: a importância de se consultar”.

Suzane Costa, do Atêlie Cendira.

Skip to content