Foto Evento Mapeamento EC

Evento marca o lançamento do 1º Mapeamento da Economia Criativa – Cuesta Paulista

Realizado pelo Instituto Jatobás e correalizado pela Giallo Marketing e pelo Instituto Locomotiva, o 1º Mapeamento de Economia Criativa – Cuesta Paulista buscou mapear, identificar oportunidades em toda a cadeia da Economia Criativa local e compreender o perfil e a dinâmica de atuação dos profissionais e empreendedores criativos e culturais.

Com a publicação inédita, a proposta do Instituo Jatobás é promover uma mobilização e apoiar a criação plano estratégico que potencialize a geração de trabalho e renda e promova o desenvolvimento regional.

A pesquisa lançada em 13 de agosto de 2021 reuniu, em ambiente controlado, equipe e personalidades relevantes e influentes dos órgãos públicos, privados e de terceiro setor que atuam nos setores de cultura e economia da região da Cuesta Paulista.

Durante 3 horas foram apresentadas as principais descobertas do mapeamento e discutido as potências da Economia Criativa no Brasil e no mundo, inspirando os espectadores.

Apresentações focaram nos resultados e na potência da Economia Criativa

Todos os olhos estavam atentos e voltados para os resultados da pesquisa, que foram trazidos pela especialista em Gestão e Produção Cultural e fundadora da Giallo Marketing, Luanda Bonadio. A também coordenadora da pesquisa apresentou o contexto regional, compartilhando o processo de busca, pesquisa e análise realizado durante o último ano e os dados em destaque sobre o perfil dos respondentes. Em sua fala, Luanda salientou os potenciais da região em principalmente em áreas como a música, a produção cultural e de eventos e as artes cênicas.

Confira alguns destaques comentados sobre o perfil dos profissionais do setor na região:

  • 82% dos respondentes consideram a atividade artística como uma profissão;
  • 44% atuam tanto como artistas como agentes da cadeia produtiva;
  • 39% possuem MEI para atuar na área artística/cultural;
  • 53% atuam com música e 41% com produção cultural e eventos.

Em seguida, a convidada especial Ana Carla Fonseca (Cainha), falou sobre “Pequenas Cidades Grandes Oportunidades e Inspirações”. Cainha é fundadora da Garimpo de Soluções, que foi parceira no Mapeamento, e referência nas temáticas de Economia Criativa, Cidades Criativas e Negócios Criativos.

“Sou defensora das pesquisas, mapeamentos, coletas de dados. Se a gente não tem dados é difícil a gente não ficar patinando. Precisamos deles (os dados) para saber se as coisas estão funcionando e para onde queremos ir. Infelizmente no Brasil esses dados sobre a Economia Criativa são raros. Parabéns por esse ‘atrevimento’ (de realizar o mapeamento) com tamanha envergadura” comentou no início de sua fala.

Foto Evento Mapeamento EC Cainha

Ana Carla apresentou o que tem visto de interessante e inspirador em cidades de pequeno porte, como as da região da Cuesta Paulista, e quais movimentos estão acontecendo na Economia Criativa desses locais. “Dos mais de 5 mil municípios do Brasil, apenas 665 tem mais de 50 mil habitantes. A Economia Criativa não é restrita a esses grandes centros, a efervescência, a diversidade. Estamos nos convencendo que é quase o contrário, são cenários diferentes e complementares, e essa riqueza toda que essa região (Cuesta Paulista) traz, se perde em médios e grandes centros, e é algo extremamente precioso.”

A especialista ainda comentou sobre a importância do valor compartilhado, onde há sim o valor agregado ao produto ou serviço, mas também há valorização de toda a cadeia, remunerações justas e soluções pensadas além do criador, para que, desta forma, seja possível manter toda cadeia sustentável de verdade.

O evento também teve a participação de Carlos Alberto Pereira Junior, especialista em História, Produção e Gestão Cultural e articulador regional da FGV. Ele compartilhou suas experiências, inclusive sobre a sua participação no programa “Dá Gosto de ser do Ribeira”, o primeiro focado em Economia Criativa do Brasil.

Download do mapa é gratuito e palestras estão disponíveis no YouTube 

O site com os principais destaques do estudo e o acesso ao estudo completo já está no ar no endereço https://institutojatobas.org.br/mapeamentocuesta 

Para quem não pode acompanhar o evento transmitido online, o instituto disponibilizou os vídeos em seu canal do YouTube. Você pode conferir o evento completo ou as palestras principais separadamente.

 

Assista ao Evento Completo

Assista aos Resultados do 1º do Mapeamento da Economia Criativa com Luanda Bonadio 

Assista a Palestra Pequenas Cidades Grandes Oportunidades e Inspirações com Ana Carla Fonseca

 

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Posts relacionados

Skip to content