JornadaLideres Cuesta

Instituto Jatobás inicia Jornadas de desenvolvimento com líderes da Cuesta Paulista

O Instituto Jatobás iniciou a Jornada de Líderes para integrantes do grupo de governança e planejamento do Programa Sebrae de Turismo, implementado na região da Cuesta e realizado pelo Sebrae SP em parceria com o Polo Cuesta.

A Jornada de Líderes tem como objetivo colaborar para o trabalho de governança, aperfeiçoamento das capacidades de liderança e cocriação do grupo, por meio do desenvolvimento humano e do aprimoramento de competências e habilidades técnicas.

A primeira turma é composta de 25 participantes entre gestores públicos, empresários, secretários de turismo e cultura dos municípios de Avaré, Bofete, Botucatu, Itatinga, Pardinho, Pratânia e São Manuel.

“Acreditamos no potencial deste grupo e na sua atuação colaborativa, com busca ativa de soluções conjuntas, de maneira consciente e efetiva para promover mudanças positivas no território da Cuesta Paulista. E já temos programação para outras turmas de lideranças em 2022.”, afirma Madalena Carneiro, Coordenadora de Desenvolvimento Regional do Instituto Jatobás

O primeiro encontro aconteceu no dia 05 de outubro na Fazenda dos Bambus. Durante todo o dia, os participantes realizaram atividades que envolveram o fortalecimento do trabalho colaborativo e criação de um espaço seguro de aprendizagem. Juntos levantaram valores importantes e exploraram características individuais e coletivas relacionadas à liderança através da análise de seus perfis pessoais.

“Participar do primeiro encontro da Jornada foi uma experiência incrível de autoconhecimento e de aproximação com a governança da região dos municípios que compõem o Polo Cuesta. Certamente ela nos proporcionará o fortalecimento individual, das instituições  e do grupo contribuindo para o estabelecimento de relações entre os atores de maneira integral,  sistêmica e comprometida com o desenvolvimento da região” afirmou  Eduardo Nascimento Jesus, gerente do Sebrae Botucatu.  

Durante 60 horas de atividades, serão trabalhados conteúdos nas esferas das experiências e comportamentos individuais e também as relações do indivíduo e do grupo com suas comunidades, territórios e região, de forma que se tornem agentes ativos na construção de uma trilha coletiva, solidária, sustentável e próspera. 

“A Jornada vem de encontro com o que estamos realizando no Polo Cuesta e nos sentimos muito gratos em participar e na conexão de atores do ecossistema do turismo da região. Nesse momento de capacitação, poderemos compreender como cada representante poderá contribuir para essa cadeia produtiva do Turismo.” diz Thiago Henrique Donini, Diretor Executivo do Polo Cuesta.

A Jornada de Líderes segue até o primeiro semestre de 2022, com encontros presenciais e virtuais e participação de convidados dentro das temáticas de conhecimento propostas.

A atuação do Instituto Jatobás na região da Cuesta Paulista

O potencial turístico e criativo de uma região é um dos fatores que podem potencializar o desenvolvimento e crescimento econômico e social de um território, fortalecendo a sociedade e transformando a vida de milhares de pessoas.

Com essa crença, o Instituto Jatobás, que atua na cidade de Pardinho há mais de 15 anos promovendo a cultura raiz, o bem-estar e apoiando as políticas públicas, ampliou suas ações com o objetivo de fomentar o desenvolvimento territorial de toda a região da Cuesta Paulista. Para isso, o Instituto busca apoiar o fortalecimento da governança, da articulação entre atores relevantes da região e das conexões em rede para viabilizar projetos e o fomento à cadeia da Economia Criativa.

Em agosto de 2021, o Instituto, em parceria com o Instituto Locomotiva e a Giallo Marketing, lançou o primeiro Mapeamento da Economia Criativa da Cuesta Paulista, que buscou compreender as potencialidades e identificar oportunidades em toda a cadeia da Economia Criativa da região.

As ações de fomento foram iniciadas em 2021 e estão previstas ampliações para o ano de 2022.

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Posts relacionados

Skip to content