Conhecida pelas belezas do patrimônio natural, pelas Festas tradicionais, pelos Festivais e por renomados artistas da Música, a região da Cuesta caracteriza-se por uma veia artística e cultural pulsante e por isso, com potencial e diversidade para o desenvolvimento econômico e social, por meio da Economia Criativa e de ações de fomento ao Turismo.
Para isso, era preciso entender o perfil e a dinâmica de atuação dos profissionais e empreendedores criativos e culturais, para viabilizar a criação de um plano estratégico capaz de potencializar a geração de trabalho e renda e promover o desenvolvimento regional.
Participaram do estudo os seguintes municípios: Anhembi, Areiópolis, Avaré, Barra Bonita, Bauru, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Lençóis Paulista, Pardinho, Paranapanema, Pratânia, São Manuel, Torre da Pedra, entre outros.
O Mapeamento da Economia Criativa – Custa Paulista é uma realização do Instituto Jatobás, Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, que atua no município de Pardinho desde 2005, promovendo ações para o desenvolvimento sustentável local e tendo a cultura e o empreendedorismo como eixos estratégicos de investimento.