...

MAPEAMENTO DA ECONOMIA CRIATIVA

CUESTA PAULISTA

O Instituto Jatobás atua no município de Pardinho, na região da Cuesta Paulista, desde 2005, promovendo ações para o desenvolvimento sustentável local e tendo a cultura e o empreendedorismo, como eixos estratégicos de investimento. Por esse motivo, acredita na economia criativa como um setor com grande potencial de impacto no desenvolvimento econômico e social na região.
O Mapeamento da Economia Criativa – Cuesta Paulista é um estudo que visa mapear, compreender as potencialidades, identificar oportunidades e fomentar, a partir da sua divulgação e outras ações, o trabalho de artistas, produtores e negócios, em toda a cadeia da Economia Criativa da Cuesta Paulista. Para isso, buscamos pessoas físicas ou empresas atuantes na Economia Criativa que possam responder a uma pesquisa, de forma voluntária, contribuindo com esse estudo.
Como Economia Criativa entende-se os trabalhos baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. Segue abaixo, exemplos de atividades da cadeia produtiva criativa:
Segue abaixo, exemplos de atividades da cadeia produtiva criativa:

Cultura

  • Expressões Culturais: artesanato, folclore.
  • Patrimônio e Artes: serviços culturais em geral, museologia, produção cultural, patrimônio histórico (material e imaterial), serviços educacionais em arte e cultura.
  • Música: criação e interpretação musical, gravação, edição, mixagem de som, serviços educacionais em música.
  • Artes Visuais: fotografia, escultura, pintura, ilustrações, grafitti, serviços educacionais em artes visuais.
  • Agente da cadeia produtiva - arte e cultura: iluminação, cenografia, montagem e desmontagem, acessibilidade, transporte especializado, salvaguarda de patrimônio material e imaterial, outros.

Mídia

  • Editorial: edição de livros, jornais, revistas, conteúdo digital.
  • Games: desenvolvimento de jogos eletrônicos.
  • Audiovisual: criação, desenvolvimento de conteúdo, distribuição, programação e transmissão.

Consumo

  • Arquitetura: design e projetos (edificações, cenografia, expografia), planejamento e conservação, paisagismo.
  • Design: gráfico, multimídia e móveis.
  • Moda: desenho de roupas, acessórios e calçados, modelistas.
  • Publicidade e Marketing: atividades de publicidade, marketing, organização de eventos, pesquisa de mercado.

Quem pode participar?

  • Pessoas físicas maiores de 18 anos e Empresas, com fins lucrativos, localizadas nos municípios da Cuesta Paulista:

    Anhembi, Areiópolis, Avaré, Barra Bonita, Bauru, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Lençóis Paulista, Pardinho, Paranapanema, Pratânia, São Manuel, Torre da Pedra, Outros.

  • Atuar em um dos eixos descritos abaixo:

    CULTURA: Expressões culturais, Patrimonio e Artes, Música, Artes visuais, Artes Cênicas, Agente da cadeia produtiva - arte e cultura.

    MíDIA: Editorial, Games, Audiovisual.

    CONSUMO: Arquitetura, Design, Moda, Publicidade e Marketing.

Por que participar?

A sua participação é voluntaria e gratuita. Participando do Mapeamento da Economia Criativa – Cuesta Paulista, além de contribuir para o fortalecimento e visibilidade da Economia Criativa regional, automaticamente, você estará conectado à nossa rede e terá acesso exclusivo a: Duas capacitações online: uma em Elaboração de projetos culturais e a outra, de Comunicação e Marketing para a Economia Criativa, totalizando 20h. Participação em Evento* Jatobás: o evento de conexão da rede regional, com a presença de renomados especialistas em Economia Criativa no Brasil e internacionalmente, que irá abordar e trazer para todos os participantes, o cenário, tendências e as oportunidades na Economia Criativa brasileira. *O evento poderá ser presencial, no Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade, localizado na cidade de Pardinho ou virtual, de acordo com as orientações das autoridades de Saúde e Sanitárias. Se presencial, o evento também será transmitido aos participantes, mediante convite.

Responda a pesquisa

Para Top