Notícias
Centro Max Feffer faz homenagem às mulheres da música raiz e da literatura
Clipping, Clipping CMF
|
05/03/2025
O destaque fica para a exposição “Inezita, a voz da nossa terra”, no Museu Tião Carreiro. O mês ainda será dedicado às vozes e histórias de grandes mulheres.
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Centro Max Feffer, sob gestão do Instituto Jatobás, faz sua homenagem às vozes e histórias de grandes mulheres. A partir do dia 8 de março, o público poderá conferir a exposição “Inezita, a voz de nossa terra”. A mostra ficará exposta no Museu Tião Carreiro, anexo ao Max, até o dia 8 de junho, e é um convite para a população conhecer o legado de Inezita Barroso, que se destacou como uma das grandes representantes da música caipira nacional.
Ainda em homenagem às mulheres e à cultura raiz, o programa Café & Viola do Max estará de volta com a presença da dupla Lizandra e Victória, no domingo, dia 09/03, a partir das 9h. No dia 22/03, o encontro “Violeiras e Viola” segue prestando homenagens com apresentação das cantoras Celia e Celma. O encontro está marcado para às 16h.
“Pensando no mês da mulher, preparamos essa programação especial que conecta personagens icônicas e cultura raiz, como forma de homenagem às tradições da nossa região e a artistas locais que se inspiram no legado de Inezita, por exemplo. A exposição está bem recheada e é uma oportunidade para a população conhecer mais sobre essa personagem tão querida da nossa história. Terão ainda as apresentações do Café & Viola e Violeiras e Viola, como opções de lazer para toda família”, comenta Nathália Duarte, comunicadora do Centro Max Feffer.
Mulheres na literatura
E por falar em amor é o nome da ação realizada na Biblioteca do Centro Max Feffer durante todo o mês de março. Em homenagem à escritora Marina Colasanti, a iniciativa terá mostra de livros, sorteios e distribuição de poesias.
Conhecida por seus livros infantis, Marina Colasanti recebeu dezenas de prêmios literários, como o Jabuti nos anos de 1993, 1994, 1997, 2009, 2010, 2011 e, em 2014, venceu o prêmio na categoria Livro do Ano de Ficção. A escritora, contista, jornalista, tradutora e artista plástica faleceu em janeiro deste ano, aos 87 anos de idade.
Outras atividades
O Max reservou outras opções para todos os públicos ao longo do mês. Na Biblioteca, a partir do dia 12/03, haverá o Retorno do Programa Contação de Histórias e Mediação de Leitura. Os encontros são sempre às quartas-feiras, às 8h30 e 13h30. Já no dia 15/03, acontecerá mais uma rodada da Tarde de Jogos Modernos de Tabuleiro
com Capivara Jogos, das 14h às 18h.
Ainda na Biblioteca, no dia 26/03, está programada uma Oficina de Marcadores de Livros, às 15h.
No sábado, 29/03, o Max abre suas portas para exibição do curta “Ninhos: Um gavião que veio da Amazônia & outras histórias”, de Gersony Jovchelevich. O encontro será às 16h.
Aulas no Max
O Centro Max Feffer informa também que está com vagas disponíveis para cursos de Teatro, Kung Fu, Iniciação Artística, Ballet, Viola e Catira.
Mais informações sobre os cursos e a programação completa estão disponíveis nas redes sociais do Max: @centromaxfeffer.
O Centro Max Feffer fica localizado na Praça Ademir Rocha da Silva, no Centro de Pardinho (SP). O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 8h às 20h. Aos domingos e feriados, o espaço abre de acordo com a programação.
Sobre o Instituto Jatobás
Com 19 anos de atuação, o Instituto Jatobás é uma organização que promove o acesso à cultura e desenvolve programas voltados para geração de renda e capacitação para o mercado de trabalho. Por meio de suas iniciativas, o Instituto fortalece a autoestima e as habilidades socioemocionais dos participantes, especialmente em contextos de vulnerabilidade social, capacitando-os para se tornarem protagonistas em suas comunidades.
Na região, o Instituto é responsável pela gestão do Centro Max Feffer, Museu Tião Carreiro e Fazenda dos Bambus.
Fontes: https://viasdigitais.com.br/