WhatsApp Image at

Projeto Lixo Mínimo: guarda mirim conscientiza população de Pardinho (SP) sobre separação de recicláveis

Ação programada para iniciar em dezembro pretende ressaltar a importância da participação da comunidade na separação do material reciclável

O Projeto Lixo Mínimo, iniciativa do Instituto Jatobás em parceria com a Prefeitura Municipal de Pardinho, interior de São Paulo, começa nos próximos meses mais uma etapa importante: a de conscientização da população sobre a necessidade da separação do material reciclável.

A partir de dezembro, mais de 20 jovens da guarda mirim da cidade devem visitar residências, comércio, empresas, área rural e turística para orientar a comunidade sobre o tema.

“Estes jovens serão agentes de transformação, demonstrando que a mudança no mundo começa por nós mesmos. Estamos capacitando eles para que sejam multiplicadores de consciência”, ressalta a coordenadora de Desenvolvimento Local do Instituto Jatobás, Madalena Carneiro.

Capacitação da guarda mirim

Durante outubro, os membros da guarda mirim passaram por um processo de capacitação, que deve ser finalizado até novembro. Na formação, os jovens serão orientados a abordar o público de forma correta e informar sobre a separação do material reciclável.

“Cada área da cidade precisa de um tipo diferente de comunicação. O processo de orientação em uma residência é diferente do da zona rural, que é diferente do eixo turístico e de empresas”, diz Madalena.

Orientação da população

A primeira ação da guarda mirim, programada para dezembro, será a distribuição de materiais de orientação à população. Panfletos indicarão o horário da coleta seletiva, assim como os itens que podem ou não ser separados para reciclagem.

“Nos materiais de divulgação teremos informativos sobre a separação do resíduo. Como é feita essa separação? Que resíduo eu sei que é reciclável e o que é rejeito? O que é resíduo e rejeito? Estas serão algumas das perguntas respondidas”.

Em um segundo momento, os jovens participarão de palestras nos bairros de Pardinho (SP), em reuniões comunitárias e nas escolas da cidade. Como esta etapa do projeto requer a presença física da população, a expectativa é que aconteça no próximo ano, respeitando as regras de distanciamento social.

“Além de conscientizar, vamos preparar o morador para fazer esse trabalho da divisão correta do material reciclável. Não basta conscientizar se eles não souberem fazer a separação”, diz a coordenadora de Desenvolvimento Local do Instituto Jatobás.

Após a conclusão destas etapas, haverá ainda uma revisitação nas residências, com reforço contínuo da comunicação. A ação de monitoramento dos resultados e manutenção das atividades de orientação deverão ser realizadas ao longo de 2021.

Conscientização na prática

Durante o mês de outubro, os jovens participaram de uma ação educativa da Coordenadoria do Turismo. Eles puderam discutir sobre o turismo na cidade, possibilidades, acontecimentos e perspectivas da ação. Após visitar os principais pontos e realizar um percurso de reconhecimento do local, os adolescentes fizeram um trabalho de conscientização dos turistas.

“Eles tiveram a primeira vivência, reconhecendo a importância desta ação e entendendo como funciona a sensibilização na prática”, explica Madalena.

“A ação educativa Cuide do que é nosso foi uma iniciativa para chamar atenção do turista, do dever que cada um, para com o espaço de todos, inclusive o respeito à propriedade privada”, disse Sylviah Riouls, coordenadora de Turismo de Pardinho (SP).

Projeto Lixo Mínimo

Paralelo à ação de conscientização que será realizada pela guarda mirim de Pardinho, outras etapas do Projeto Lixo Mínimo seguem com as atividades à todo vapor.

Enquanto os integrantes da cooperativa de recicladores da cidade continuam em treinamento e capacitação, o local que receberá o galpão de reciclagem segue em construção. 

“Nosso projeto com os cooperados ainda não terminou. Estamos trabalhando em conjunto com eles e enquanto isso, o galpão está sendo construindo. Agora, temos esse eixo que começou, que é a formação dos jovens como multiplicadores na comunidade para alcançarmos a meta de aumentar o resíduo reciclável em Pardinho”, finaliza.

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Posts relacionados

Skip to content