Projeto Solução

Reuniu jovens do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, e de outras instituições escolares para colocar em prática, JUNTOS, ideias para resolver problemas de uma determinada comunidade. Em 2019, graças a uma parceria com o Instituto Jatobás, e com a organização Reflexões da Liberdade, o projeto Solução chegou à EMEF Eduardo Vaz Doutor, localizada em Embu das Artes.

Os jovens passaram por encontros, onde, orientados pelo Instituto Jatobás, puderam experimentar a metodologia do design centrado no ser humano (Design Thinking): definição do desafio (entendimento do problema), pesquisa de empatia, com entrevistas com pessoas do entorno da EMEF (público-alvo), ideação para gerar soluções e muita troca de experiências entre os jovens.

logo reflexoes

“Fazer as entrevistas foi um processo muito legal. Conhecemos histórias de diferentes pessoas do bairro. Pessoas que a gente nunca tinha visto ou falado, mas que são do nosso território. Só assim, entendemos os interesses dessas pessoas, que são nosso público-alvo, além de entender outras realidades e necessidades”.

Letícia Rafaela, aluna da EE Eduardo Vaz Doutor.

Skip to content